gallery/30724118_1875942729085394_5961935040920158208_o
Quem somos?

 

Somos profissionais chamados Servant, formadas diretamente por Arno Stern.

Estamos ligadas ao Instituto Arno Stern e temos como missão difundir os conceitos e as práticas criadas por ele, da maneira mais fiel possível, conservando suas características originais, mas com um toque de brasilidade.

Somos estudiosas de seu trabalho e temos como objetivo divulgá-lo da melhor maneira possível em todo o Brasil, por meio de sessões de Jogo de Pintar, palestras, workshops e cursos de formação.

 

Os ateliês listados aqui estão em conformidade com o Instituto Arno Stern e são reconhecidos e indicados por ele.

 

Soraya Lucato

 

Artista plástica, atriz, professora de artes visuais, arteterapeuta e servant, habilitada diretamente porArno Stern.

Em 2010, Soraya  montou seu Closlieu e o batizou de Cloliê, e desde então vem ampliando seus conhecimentos e práticas.

 

Seus estudos a fizeram apresentar em diversas faculdades, escolas, congressos, encontros e workshops, os conceitos de Stern. Publicou artigos e textos a respeito do Jogo de Pintar, do Closlieu, da Semiologia da Expressão.

Em 2017 fez curso com Miguel Castro e Vega Martin, em Bilbao, na Espanha, onde ampliou os conhecimentos acerca da expansão dos conceitos deStern aplicados na argila e no movimento.

 

Hoje em dia dedica-se à escrever textos sobre Stern, sobre a Formulação, além da difusão do trabalho deStern no Brasil, promovendo formações e cursos em todo o Brasil e na América Latina.

 

Seu ateliê, o CLOLIÊ ateliê de expressão, fica em São Paulo, no bairro do Tatuapé em parceria com a Casa Eloin, educação pela experimentação.

 

 

Valentina Trentini Ono

 

 

Agrônoma de formação, Valentina foi criada dentro do Closlieu de sua mãe, Paola Beltrami, que temCloslieu em Milão há mais de 30 anos. Entre 2002 e 2004 conheceu pessoalmente Arno Stern participando de dois workshops na Itália.


Em 2006 veio morar no Brasil e montou seu primeiro ateliê aos moldes do Closlieu italiano, em Salvador-BA, onde trabalhava através da cooperação internacional com adolescentes em conflito com a lei.

 

Em 2015 mudou-se para Valinhos-SP e em 2017 inaugurou um novo Closlieu dentro do Colégio Inovati. Nesse mesmo ano frequentou um curso livre em Semiologia da Expressão e Jogo de Pintar em São Paulo organizado por Soraya Lucato.

 

Em março de 2018 participou do curso de formação para Servant sobre Semiologia da Expressão ministrado por Arno Stern em Mendrisio - Suíça.


Atualmente trabalha no CLOSLIEU – Atelier de pintura para todas as idades, inaugurado em dezembro de 2017, dentro do espaço lúdico cultural Tramando Arte.

 

 

gallery/ad8d7df1-596b-4c7c-b40a-bfae0701fcae
gallery/img_9761